quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O cinema em Portugal

                 O cinema ocupa um lugar privilegiado na sociedade atual, sobretudo junto dos mais jovens, uma vez que nos estimula, influencia e condiciona chegando mesmo a sobrepor-se à leitura.
                 Por um lado todos reconhecem a importância do cinema para o desenvolvimento cultural, social e efetivo dos mais jovens com efeito, contribui para o alargamento dos conhecimentos a nível da história (veja-se o exemplo do filme "A Lista de Schindler" que retrata a perseguição feroz feita aos judeus a quando da segunda Guerra Mundial); o cinema desenvolve a criatividade (como se pode ver com os filmes da saga "Harry Potter"); divulgam valores como os de amizade, amor, propondo assim modelos de comportamento a seguir (como ilustra o filme "Prometo amar-te").
              Se por um lado é consensual a importância do cinema na sociedade e na formação dos mais jovens, por outro lado nem sempre os agentes educativos/ as instituições escolares lhe dão devido valor, no entanto esta situação está prestes a mudar. Veja-se a iniciativa conjunta do ministério da educação e da secretaria de estado da cultura, cujo projeto piloto consiste em levar alunos do 5º, 7º e 10º anos, de 23 escolas, às salas de cinema, auditórios e cineteatros do país para formar um olhar crítico sobre a 7º arte.                  Assim, o plano nacional de cinema apresenta uma lista de 37 filmes destinados a estudantes de vários níveis de ensino, nomeadamente 5º, 7º e 10º anos.
                 Em suma, se até há pouco tempo não houve investimento por parte do ministério da educação relativamente ao cinema, esta situação está prestes a mudar através desta iniciativa do plano nacional de cinema

Sem comentários: